sexta-feira, 28 de novembro de 2003



PAULO PORTAS ANDA A MONTE

José Braga Gonçalves foi condenado a dez anos e meio de prisão e estava acusado de dezanove crimes, treze dos quais de «apropriação ilegítima». O filho do ex-reitor da Universidade Moderna foi o que teve a maior pena. O irmão, João Braga Gonçalves foi condenado a dois anos, cinco meses e quinze dias de prisão mas pode sair em liberdade porque já cumpriu a pena de prisão. O ex-reitor, José Júlio Gonçalves, foi condenado a três anos de prisão, suspensa por um período de três anos. De todos os condenados, José Braga Gonçalves vai continuar preso e Pedro Garcia Rosado corre o risco de cumprir uma pena de prisão de três anos a que foi condenado. Pedro Garcia Rosado recorreu da decisão. Sousa Lara, que foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, suspensa por dois anos, também anunciou que vai recorrer.

quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Fumar Mata!

Uma excelente animação.


Há crianças detidas na base de Guantanamo

O director-geral do Comité Internacional da Cruz Vermelha denunciou a presença de crianças entre os prisioneiros detidos na base norte-americana de Guantanamo, em Cuba. O responsável da Cruz Vermelha Internacional apelou ainda «para o esclarecimento o mais rapidamente possível» da situação dos cerca de 600 prisioneiros de Guantanamo, detidos há quase dois anos sem julgamento. A administração norte-americana considera que os prisioneiros em Guantanamo, originários de 42 países, não têm o estatuto de prisioneiros de guerra, consagrado pela Convenção de Genebra, e que podem ser mantidos em detenção prolongada sem marcação de data para julgamento.
Vejam lá estas coincidências:

A SIC foi o único canal a filmar o juiz RUI TEIXEIRA no elevador da Assembleia da República, depois de ter entregue o pedido de levantamento da imunidade parlamentar ao deputado PAULO PEDROSO; DANIEL CRUZEIRO, chefe de redacção do canal de Carnaxide, é filho de CELSO CRUZEIRO, defensor de PEDROSO e está casado com RITA FERRO RODRIGUES, cujo pai é líder do PS e está na «berra» e berra que se farta por causa dos desenvolvimentos do escândalo da pedofilia na Casa Pia de Lisboa que estão a «chamuscar» o PS; SOFIA PINTO COELHO, jornalista da SIC, é casada com RICARDO SÁ FERNANDES, advogado de CARLOS CRUZ; e, para compor o «ramalhete», o ex-ministro da Justiça, ANTÓNIO COSTA, actual deputado, é irmão de RICARDO COSTA, editor de política nacional da SIC. Uma família completa em Carnaxide.

Está bem de ver...

Gentilmente cedido pel'A Ribeirinha do Cinto da Castidade

quarta-feira, 26 de novembro de 2003

http://www.ericblumrich.com/pl_lo.html
Portugal nega asilo a queniana que fugiu à mutilação genital feminina

Susan chegou a Portugal em Junho de 2002. Dois meses depois a queniana pedia asilo, alegando ter fugido à mutilação genital feminina (MGF). O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), primeiro, e o Comissariado Nacional para os Refugiados (CNR), depois, rejeitaram o pedido. Susan continua em Lisboa, ilegal, sem dinheiro e sem trabalho, à espera do resultado do recurso interposto em tribunal.

Ler a notícia aqui !

terça-feira, 25 de novembro de 2003

A Esquerda Canhota
PCP Contra Petição para Despenalização do Aborto

A comissão política do PCP fez sair na passada semana um comunicado em que se manifesta frontalmente contra o processo de recolha de assinaturas a favor da realização de um novo referendo sobre o aborto.


Iraque
Sampaio pede apoio para a GNR

Jorge Sampaio voltou a pedir o apoio dos portugueses à missão da GNR no Iraque. Bring the boys back home e tenha juízo!

Pacto de Estabilidade e Crescimento
Alemanha e França ilibadas

A maioria dos ministros das Finanças dos doze países da Zona Euro, entre os quais a ministra Manuela Ferreira Leite, aprovaram uma proposta que iliba a Alemanha e a França de se sujeitarem às sanções previstas no PEC em caso de défice excessivo.
Se em 2001, Portugal atingiu um défice público de 4,2 por cento PIB, o que levou a Comissão Europeia a instaurar um processo de infracção no ano seguinte e o consequente procedimento contra défice excessivo, agora, depois desta negociata, o ministro espanhol da Economia entende que Portugal deve ver levantado o mesmo procedimento. Também o ministro francês, Francis Mer, fez questão de opinar: "Quando a situação de Portugal foi analisada no Conselho de Ministros, eu dirigi-me à ministra portuguesa e aos outros dizendo: atenção, o que estão a preparar-se para pedir a Portugal vai levá-lo irremediavelmente à recessão".
São tão engraçados estes eleitos do velho continente!


Ó Sancho

Ó Sancho. Tu não morreste. Em meio das inquietas e desordenadas multidões de todos os dias, vi teu rosto refletido na ruidosa linguagem. Porém como estás mudado, e com que elegância! Mudaste a albarda pelos guantes, e em lugar de conduzir um triste jumento, conduzes um carro. Tendo atirado para o lado as vestimentas que usavas, tens agora o garbo de um senhor, bom Sancho. Quem pode descobrir em tua nova roupagem, o inferior lacaio de algum tempo atrás? Porém tua grosseira natureza não mudaste; hoje, como ontem, és algo encarnado. O que é para os teus olhos nossa amarga guerra selvagem, cheia de dor e sofrimento? Só um gozo. És sempre o mesmo; ainda brotam de teus lábios a rouca e sonora gargalhada e teu sorriso. Com teu aburguesado passo largo, pavoneias-te de erudito.

domingo, 23 de novembro de 2003

Instituto Superior de Polícia
Nivea de preto

Também os futuros chefes de esquadra se juntam ao luto académico. Terminou o festim, é o adeus à praxe de cariz sexual.

sábado, 22 de novembro de 2003


Droga nas prisões

Não é aceitável continuar com os actuais indicadores de saúde pública nas prisões. 30,6% dos reclusos tem hepatite, 8,5% é seropositivo, 2,1% tem SIDA.
Portugal é o país da UE com maior percentagem de pessoas com SIDA nas prisões.
As prisões não são apenas escolas de crime, são focos de doença e de morte.
O BE apresentou um projecto-lei que defende a criação de salas de injecção assistida e troca de seringas nas prisões. Consulta aqui a versão integral do projecto do Bloco de Esquerda , que mais uma vez põe a racionalidade à frente dos "crâneos balofos" deste país.
Por curiosidade apenas, a própria JSD, é a favor do Projecto apresentado pelo Bloco de Esquerda.

sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Uma boa notícia

Os estudantes da Universidade de Coimbra, reunidos esta madrugada em Assembleia Magna, aprovaram, por proposta dos colegas de Arquitectura, a realização de um debate sobre a legitimidade da Queima das Fitas este ano lectivo. Num momento em que não há condições sequer para o ensino na instituição, quanto mais para a festa.
De estádio em estádio até ao subdesenvolvimento total...
Dêem-lhes com o cadeado nos cornos. Aqui fica a listagem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Recorte III

AO GNR DESCONHECIDO. Meu amigo GNR: tenho um favor a pedir-te... Sei que quando te ofereceste para ires para o Iraque a situação era bem diversa, sei que estiveste em Timor e nunca como nessa altura, ao te sentires respeitado e acolhido por esse povo irmão, sentiste o que era a tua missão. Sei que até já houve momentos em que acreditaste que sim, que era verdade, que talvez não fosse motivo, mas que existiriam armas de destruição maciça. Meu amigo GNR: é por isso que te faço este pedido. Para além e acima de te pedir que honres a nossa pátria, que possas mostrar o habitual respeito e facilidade de comunicação que os portugueses têm com os outros povos, peço-te que voltes vivo. Pois sei – e acho que tu já sabes também – que se um dia verteres sangue será, irremediavelmente, em vão. (Pedro Farinha)

escrito aqui

terça-feira, 18 de novembro de 2003

"O verdadeiro patrono do nosso país é esse sapateiro Bandarra. Abandonemos Fátima por Trancoso. (...) Que Portugal tome consciência de si mesmo. Que rejeite os elementos estranhos. Ponha de parte Roma e a sua religião. Entregue-se à sua própria alma."

Fernando Pessoa
Tindersticks
Can Our Love...

domingo, 16 de novembro de 2003

Guarda
republicana e laica, sem lágrimas de santa



Dom Sancho

Guarda a Corte

O Alcaide Viegas

O Cinto da Castidade

O Interior

Viriatus
Recorte II

O que mais me impressionou foram os comentários que já ouvi. "Os jornalistas foram imprevidentes!". Paulo Camacho disse na SIC-Notícias: "se um só daqueles jornalistas que ali estavam resolvesse avançar, ai dos outros que não o fizessem! Seriam crucificados pelas suas redacções e chefias."
Esta é a verdade. Não me puxem pela língua. FA
Recorte I

As boas e as más notícias: Carlos Raleiras, jornalista da TSF raptado há mais de 30 horas no Iraque, foi esta tarde libertado. Esta é, claro, a boa notícia. De Durão Barroso e do seu Governo nem uma palavra durante estas mais de 30 horas. Mandaram o porta voz da GNR dizer que não tinham responsabilidades. Agora, na hora da libertação, aparece o primeiro ministro sorridente, quando enquanto o momento foi de preocupação se manteve em silêncio. Este silêncio é a má notícia, embora seja cada vez seja menos notícia num governo que faz do silêncio a sua política. MVS

sábado, 15 de novembro de 2003

O amor profundo é dedicado, silencioso, verdadeiro, incondicional, gratuito, dador e por tudo isso esquecido dentro da sua própria grandeza.
O verdadeiro amor é omnipresente e omnipotente e nunca se cansa nem se ausenta, nunca se apaga nem se subtrai.
Este amor, é só para quem pode, não é para quem quer...

sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Eu também acreditava...

“Eu que acreditava ter reconhecido aqui o lugar em que poderia viver para o resto da minha vida sem proporcionar ao destino a menor superfície de ataque mas o porto não é alternativa ao naufrágio, é o sítio onde se perde toda a felicidade da vida.”

Luís Gouveia Monteiro
A GNR no Iraque
ou
?

Foi dado mais um passo no envolvimento de Portugal no conflito Bush Jr. e seus capangas vs Iraque.
Já não nos bastava o Dr. Durão Barroso, ao arrepio da maioria do Povo Português, apoiar o ataque ao Iraque, aparecendo como figura de 4º plano, subserviente, na triste Cimeira dos Açores.
Dr. Durão Barroso, foi cúmplice na invasão ao Iraque, condenada pela comunidade internacional e a mando dos senhores reis do petróleo.
Hoje, está mais que provado que as armas de destruição maciça Iraquianas, não passaram de uma invenção, de modo a “legalizar” o assalto aos poços de petróleo iraquianos.
Assim sendo, os piratas do deserto armados até aos dentes, entraram pelo Iraque dentro, destruindo à sua passagem, vidas e bens de tantos iraquianos, que nada tinham em comum com Saddam Hussein e seus acólitos.
Com os mídia sempre em seu redor, os piratas anglo-americanos, mostraram ao mundo o seu poderio de morte, convencidos que haviam ganho a guerra.
Puro engano. Ganharam uma pequena batalha…somente!
E as armas de destruição maciça iraquianas, tão apregoadas pelos generais americanos e ingleses? Nunca apareceram!
Assim, a invasão ilegal aos olhos do Direito Internacional foi desmascarada!
Agora, os piratas do petróleo já se aperceberam que a guerrinha tão bem planeada por cérebros doentios se está a transformar num bico de obra.
A guerrinha, está ali para durar com um custo demasiado elevado em vidas humanas.
Bush e Blair, já não sabem para que lado virar. As suas imagens estão de rastos aos olhos do povo que os elegeu e do mundo livre! O Povo Iraquiano odeia-os!
Nada melhor agora, do que envolver outros países numa ocupação selvagem, colonialista, tentando diminuir os custos da operação levada a cabo pela CIA e outros quejandos. Julgam Bush e Blair, que conseguem tapar o sol com uma peneira.
Cada vez se afundam mais, levando à morte inocentes e resistentes iraquianos, jovens “aliados” e ainda há poucas horas, mais de uma dezena de militares italianos, tristes marionetas manietadas pelo algoz Berlusconi.
O Governo Português, submisso aos interesses capitalistas, enviou uma centena de homens da GNR (dizem bem preparados), completando o apoio à invasão ilegal, com uma criminosa ocupação.
Quem autorizou o Governo Português a tomar esta opção?
Os representantes do Povo Português, sentados na Assembleia da República, não foram ouvidos nem achados!
Quem autorizou o Dr. Durão Barroso? Quem?
Que ganha Portugal com esta vergonhosa participação na ocupação do Iraque?
Honrarias e respeito internacional?
Nada! Quanto muito, algumas migalhas em sub-empreitadas de pequenas obras que os cow-boys não querem fazer!
Que os nossos GNR regressem rápido sãos e salvos!
Que a sua preparação seja aproveitada para manter a ordem em Portugal, na sua Pátria, onde a criminalidade assume valores assustadores. Cumpram aqui em nossa casa.
Ajudem Portugal a ser um local de paz e sossego, onde o roubo o assassinato e negócio de droga sejam banidos de vez!
Assim ganharemos então o respeito da comunidade internacional.
Somos um Povo de Paz!
Não estamos a soldo da Globalização, esse novo fascismo que avança travestido de social democracia, ou…ou…

quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Leitor devidamente identificado, Guarda

O Blogamus no Espaço Público de O Interior.


Em exibição numa grande superfície perto de si


Se há dinheiro...

1. Se há dinheiro para mandar "tropas" para o Iraque, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

2. Se há dinheiro para baixar os impostos ao patronato, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

3. Se há dinheiro para comprar uma dúzia de helicópteros, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

4. Se há dinheiro para comprar submarinos, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

5. Se há dinheiro para o Euro 2004, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

6. Se há dinheiro para novos incentivos fiscais aos empresários, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

7. Se há dinheiro para deixar continuar a fuga aos impostos, tem que haver dinheiro para rever os salários dos trabalhadores portugueses.

8. Se há dinheiro... É tudo uma questão de prioridades.

A ACTUALIZAÇÃO SALARIAL É UM DIREITO !!!

proteste, reclame, exija

quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Manifesto Anti-Statler

Basta pum basta

Uma geração, que consente deixar-se representar por um Statler é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indígnos e de cegos! É uma resma de charlatões e de vendidos, e só pode partir abaixo de zero!

O Statler saberá gramática, saberá sintaxe, saberá medicina, saberá fazer ceias pra cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!

O Statler pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de duquesas!

O Statler é um habilidoso!

O Statler veste-se mal!

O Statler usa ceroulas de malha!

O Statler especula e inocula os concubinos!

O Statler nu é horroroso!

O Statler cheira mal da boca!

Morra o Statler, morra! Pim!

O Statler é o escárnio da consciência!

Se o Statler é português eu quero ser espanhol!

O Statler é a vergonha da intelectualidade portuguesa! O Statler é a meta da decadência mental!

E ainda há quem lhe estenda a mão!

E quem lhe lave a roupa!

E quem tenha dó do Statler!

(...)

Morra o Statler, morra! Pim!

Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa(...) Portugal há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

Morra o Statler! Morra! Pim!



O meu obrigado a José de Almada Negreiros, Poeta d'Orpheu, Futurista e Tudo
GNR no Iraque

- Ora atão muitos bons dias, meus senhores! Vamos lá a mostrar esses documentos, ora faz favor! E já agora, a licença de uso e porte de arma...
Ainda dizem que não há quem se preocupe com a instrução!

Aqui temos o exemplo, do quanto a WEB pode ajudar a acabar com esse mito!
Há gentes prontas a instruir-nos!



terça-feira, 11 de novembro de 2003

PROVISÃO

Em observancia das ordens que tenho de El-Rei meu senhor: hei por serviço de Sua Magestade declarar e fixar o louvavel costume antigo das propinas, que pagaram e devem pagar os lentes proprietários de cadeiras e substitutos d'ellas com privilegios de lentes, nos actos das posses das sobredictas cadeiras, na maneira seguinte: para o reitor, ou como tal, ou ainda sendo tambem reformador, 4$800 réis; para os seis deputados do conselho da fazenda e estado da Universidade, 1$200 réis, a cada um d'elles; para o procurador fiscal do mesmo conselho, como tal, 1$000 réis, e como mestre das cerimonias, outros 1$000 réis; para o porteiro e guarda-mór dos geraes, novamente substituido no logar do outro improprio official abolido, 960 réis; para o bedel da faculdade, em que se tomar cada posse, 960 réis; para os bedeis das outras faculdades, 480 réis a cada um; para o meirinho geral da Universidade, 600 réis; e para o sineiro, 400 réis. Remetta-se á secretaria, para que nella se expeçam logo as ordens necessarias nesta conformidade.

Coimbra, em 5 de Outubro de 1772, - Marquez visitador
(...) Leuará o Secretario por cada Estudante, que matricular, dez reis, por cada vez: & da proua, & assento de cada curso, hum vintem: (...)

(...) Os dittos Bedeis das faculdades (...) lhes notificaraõ (aos Doutores) os Doutoramétos, Magisterios, & mais graos, em que tem propina, & deuem ser presentes: sobpena de o bedel perder a propina do tal acto, em que o Reitor o mulctará, por se, & ditto do Doutor, que lhe affirmar, que lhe não foi leuado o tal ponto, ou conclusoes, nem notificado o tal grao. E a ditta propina se perse perderá para a arca da Vniuersidade. E se foi acto, em q o tal Doutor perdeo sua propina por lhe não ter notificado, será della satisfeito á custa da ditta propina & ordenado do ditto Bedel.
(...)

In Estatutos da Universidade de Coimbra, 1559



A liberdade a cada esquina...

وبلاگ مورد نظر شما به علت رعايت نکردن توافقنامه پرشين بلاگ ، مسدود مي باشد. - The requested weblog has been disabled due to a Terms Of Service violation.




Cumpra os seus acordos...

Amit era um alto funcionário da corte do Rei Akbar.

Há muito tempo, nutria um desejo incontrolável de chupar os voluptuosos seios da rainha até se fartar. Sempre que tentou, porém, deu-se mal.

Um dia, ele revelou seu desejo a Birbal, principal conselheiro do rei, e pediu que ele fizesse algo para ajudá-lo. Birbal, depois de muito pensar, concordou, sob a condição de Amit lhe pagar mil moedas de ouro.

Amit aceitou o acordo. No dia seguinte, Birbal preparou um líquido que causava comichões e derramou-o no soutien da rainha, que o deixara fora enquanto tomava banho. Logo a coceira começou e aumentou de intensidade, deixando o rei preocupado. Estavam a ser feitas consultas a médicos, quando Birbal disse que apenas uma saliva especial, se aplicada por quatro horas, curaria o mal. Birbal também disse que essa saliva só poderia ser encontrada na boca de Amit.

O Rei Akbar ficou muito feliz. Então chamou Amit que, durante as quatro horas seguintes, se fartou de chupar à vontade os suculentos e deliciosos seios da rainha. Lambendo, mordendo, apertando e passando a mão ele fez o que sempre desejou. Contente, ele encontrou-se com Birbal. Como o seu desejo plenamente realizado e seu libido satisfeito, Amit recusou-se a pagar ao conselheiro e, ainda por cima, escorraçou-o. Amit sabia que, naturalmente, Birbal nunca poderia contar ao rei o que se tinha passado.

Mas Amit havia subestimado Birbal!

No dia seguinte, por vingança, Birbal colocou o mesmo líquido nas cuecas do rei.

segunda-feira, 10 de novembro de 2003



"Se pudesse viver outros 85 anos e me dedicasse só a desmentir, com provas na mão, as mentiras e invenções largamente difundidas sobre o PCP e sobre mim próprio, não chegariam outros 85 anos"!

Álvaro Cunhal


Não sou do PS! Não tenho nada a ver com Ferro Rodrigues e daí...

Estas notícias são vergonhosas.
Se há veracidade nisto, que seja tudo posto a nu!
Se não há, este pseudo-jornalismo, tem que ser banido de vez da democracia portuguesa!
Se não há verdade neste tipo de notícias, que os seus autores sejam "enjaulados" por muito tempo, e lhes sejam retiradas as suas cartas profissionais.
Haja decência e justiça!
O Povo Português agradece!


La Lámpara Marina

Pero,
portugués de la calle,
entre nosotros,
nadie nos escucha,
sabes
dónde
está Álvaro Cunhal?
Reconoces la ausencia
del valiente
Militão?
(...)
En silencio
la palabra
anda con lentitud pero recorre
no sólo el Portugal, sino la tierra.
Sí, sabemos,
en remotos países,
que hace treinta años
una lápida
espesa como tumba o como túnica
de clerical murciélago,
ahoga, Portugal, tu triste trino,
salpica tu dulzura
con gotas de martirio
y mantiene sus cúpulas de sombra.


Pablo Neruda
- Goda.
- Goda!!??... Fote!
- Fote!!??... Fotu, goda meda!

sábado, 8 de novembro de 2003

Fórum Social Europeu
Blog FSE



Propinas
Seabra Santos apunha-la Estudantes da UC

A propósito, José Mário do BdE escreve: "O que se passou na reunião do Senado da Universidade de Coimbra, durante a qual o reitor aproveitou a ausência dos estudantes para antecipar a votação do montante das propinas, só merece um nome: vergonha. É nestas alturas que se torna óbvio que a desonestidade e a cobardia não escolhem graus académicos". Ora aí está!

sexta-feira, 7 de novembro de 2003

Cumplicidades

Cumplicidade não é o mais brilhante, mas é o mais subtil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, a distância ou as impossibilidades.
Quando há cumplicidade , qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afecto, no exacto ponto de onde foi interrompido.
Cumplicidade é não haver tempo mediante a vida. É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjectivo sobre o objectivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial.
Ter cumplicidade com alguém é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar. Ela existia antes do conhecimento, erradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.
Cumplicidade é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos factos que impressionam, comovem e sensibilizam.
Cumplicidade é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.
Cumplicidade é sentir com. Nem sentir contra, sem sentir para. Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está a ser sentido. É olhar e perceber.
Cumplicidade é um sentimento singular, discreto e independente. Pode existir a quilómetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.....
Cumplicidade é retomar a relação no tempo em que parou.
Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram.
Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez mais e cada vez melhor!
Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento,
Assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade.
Mas, como a realidade pensada não é a dita mas a pensada,
Assim a mesma dita realidade existe, não o ser pensada.
Assim tudo o que existe, simplesmente existe.
O resto é uma espécie de sono que temos,
Uma velhice que nos acompanha desde a infância da doença.

Alberto Caeiro

quinta-feira, 6 de novembro de 2003


Alexander Rotschin, Variations
©Moscow House of Photography
A gaivota que eu cantava no recreio da escola... saudade...

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
asas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.

Ermelinda Duarte

à escuta

quarta-feira, 5 de novembro de 2003

15 minutos depois de começar a guerra...
Vale sempre a pena relembrar a figurinha deste carniceiro!



Manifestação contra a política educativa do Governo
15 mil estudantes concentrados no Parlamento

Junto à escadaria da Assembleia da República, milhares de estudantes de vários pontos do país empunharam cartazes e bandeiras a pedir a revogação da Lei de Financiamento do Ensino Superior - na qual está previsto o aumento das propinas - e mais qualidade no ensino. A partir deste ano, o valor das propinas será fixado por cada universidade, podendo variar entre 463 e 853 euros, contra os 356 euros em 2002/2003. No protesto também estava um «cabeçudo Durão» com as feições do primeiro-ministro. «Está na hora, está na hora, de o Durão se ir embora», foi uma das palavras de ordem entoadas entre o som ruidoso de 8100 apitos que foram distribuídos ao longo da marcha, que teve início às 16:00 na Cidade Universitária. Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, Jamila Madeira, do PS e Heloísa Apolónia do grupo parlamentar de «Os Verdes» juntaram-se aos estudantes junto à escadaria da Assembleia da República.

Debate do Orçamento

PS, PCP e Bloco de Esquerda acusaram hoje o Governo de "alienar as funções sociais do Estado", responsabilizando as opções económicas e financeiras do Executivo pelo aumento do desemprego em Portugal. Para o Bloco de Esquerda, o objectivo do Governo é proceder a "uma transição encapotada de um Estado com funções sociais para um Estado liberal". "Duvido que esta opção conste do programa do PSD mas acredito que possa figurar no do CDS-PP", afirmou Luís Fazenda.
Weblogs no Sapo

O Sapo lançou uma plataforma gratuita para weblogs.

segunda-feira, 3 de novembro de 2003



O Radão

A Escola Secundária da Sé - Guarda tem andado na baila estes dias.
Tudo isto porque uma professora mediu com um contador Geiger, utilizado para fins didáticos e sem qualquer fiabilidade cientifica, a radiação num corredor da Escola da Sé.
Um membro da Associação de Pais, mesmo depois de alertado para este facto por um Prof do Departamento das Ciências, que estava presente numa reunião desta Associação, resolveu fazer notícia num jornal regional, alarmando a comunidade educativa e a comunidade em geral. Uma pura falta de senso!.
Na Guarda hoje fala-se no radão da Escola da Sé....como quem come feijões!
Dizem-se as maiores barbaridades.
Aqui deixo uma pequena anotação sobre o radão.

O que é o radão ?

O radão é um gás radioactivo de origem natural, que se liberta da crusta terrestre.

O radão provém da desintegração do urânio e rádio, presentes em proporções variáveis na maior parte das rochas e solos.

No ar exterior as concentrações são, de um modo geral, baixas. O mesmo não acontece em espaços fechados (caves e edifícios) onde a acumulação do radão pode atingir concentrações elevadas.

PORQUE SE MEDE ?

O radão desintegra-se originando outros elementos, também radioactivos, que podem ser inalados e fixar-se nos brônquios, aumentando assim a probabilidade (risco) de lesões cancerígenas nas vias respiratórias. Quanto mais elevada for a exposição ao radão maior é o risco para a saúde. É, pois, de toda a conveniência conhecer as concentrações do radão no ar que respiramos e, quando necessário, devem ser tomadas medidas para as reduzir no interior dos edifícios.

Como se mede?

Colocando um detector passivo (uma película) durante dois a três meses numa das divisões da casa onde seja maior o tempo de permanência (quarto ou sala).
As concentrações são expressas em Bq/m3.
1 Bq (Becquerel) corresponde a uma desintegração nuclear por segundo.

A QUALIDADE DO AR INTERIOR

A qualidade do ar no interior dos edifícios é hoje um problema de primeiro plano. Estudos realizados em vários Países concluíram que o ar interior é, frequentemente, mais carregado de poluentes e substâncias tóxicas que a atmosfera exterior. Muitos poluentes presentes no ar interior são hoje vistos como uma séria ameaça para a saúde pública. Entre eles contam-se as partículas do fumo, amianto, vapores de solventes usados em colas e tintas, bactérias e fungos, gases tóxicos e o Radão.
O Radão é considerado hoje pela Organização Mundial de Saúde como um agente cancerígeno e talvez uma das maiores ameaças à saúde pública veiculadas pelo ar no interior dos edifícios. Uma Directiva da União Europeia recomendou já aos Estados Membros a adopção de concentrações máximas admissíveis de Radão no ar interior. Os materiais de construção podem influir muito nas concentrações de Radão no ar, bem como o projecto de construção dos edifícios.

Temos pois que começar por nos informar sobre o problema e procurar soluções para ele.
E é o que o Departamento de Ciências da Escola Secundária da Sé, e o orgão Executivo da Escola estão a fazer.
Técnicos de reconhecida competência estão a fazer as medições...
Até ao preciso momento...nada de anormal foi encontrado no local onde a Professora fez as medições com o contador Geiger, usado para fins didáticos pelos Prof´s do Departamento das Ciências.

A Comunicação Social empolou esta história...quando podia talvez dedicar-se a outras coisas mais importantes de momento para os Guardenses...

Talvez perguntar aos Deputados do PSD/PS qual a razão porque a fatia do PIDDAC para o Distrito da Guarda reduziu 17%, quando o anterior já era miserável!
Para quem tanto prometeu...

"Diz-me o que não comentas dir-te-ei onde andas a mamar"

Beira-Mar Alezzz

Beira-Mar Aleeeeeeeeeeeeezzzzzzzzzzzzz \o/ \o/

Por favor ...

É evidente que cada um de nós pensa o melhor de si. Não nos iludamos. Uns dizem-no e outros não. Uns são os convencidos e os outros os coitadinhos.
Há que saber distinguir o amor-próprio do narcisismo. São dois aspectos completamente diferentes, mas que, na maioria das vezes, são confundidos.
Sempre gostei de pessoas convencidas. Odeio narcisistas.
Amar-se, gostar-se, aceitar-se nos defeitos e nas qualidades, viver o nosso filme e a nossa vida é saber estar, é saber ser. E ao ser e estar desta forma, melhoramos seguramente o ser e estar dos outros.
Há quem diga que a modéstia fica bem a toda a gente. Não concordo. Acho que a modéstia é cínica e falsa. Em muitos casos chega a ser detestável.
Sempre achei que o convencimento (não exacerbado!) é uma forma poderosa de atingir metas e objectivos. Mas como em tudo na vida: com conta, peso e medida.
Eu já me convenci disto! Alguém me convença do contrário por favor!!!!