terça-feira, 30 de março de 2004

O mail da minha vida

Iana:

Fico contente em saber que estás a reagir da melhor forma ao fim do teu relacionamento (os namoros não duram para sempre... ou acabam no casamento ou vai cada 1 para seu lado, das 2 hipóteses venha o diabo e escolha). Mas o que é certo é que tem sempre que haver um fim. E já que o fim implica quase sempre o inicio de outra coisa, que essa outra coisa seja melhor do que a que ficou para trás.
Por isso eu nunca rejo a minha vida pelo sucesso ou insucesso de uma relação a 2. É sempre muito arriscado; Se estou com uma mulher hoje nunca equaciono a hipótese de continuar com ela amanhã. A única coisa que me preocupa é se continuarei a estar bem amanhã, com ou sem ela.
Mas é muito bom ter uma relação estável e quanto mais se puder esticar melhor; Daí a mágoa que fica sempre quando o fim chega. É doloroso mas não é trágico. Espero que continues com essa atitude positiva e mesmo ainda sentindo mágoa não deixes de fazer com que a tua vida seja sempre melhor, tanto nos dias úteis como nos inúteis.
Coimbra fica triste quando tu estás triste!
Tu estás em vias de entrar no 1º dia do resto da tua vida. Estás naquela encruzilhada em que corres o risco de deixares muita coisa para trás em troca de tudo o que te possa acontecer de bom e de mau daqui para a frente.
A melhor máxima que existe foi inventada por um português, e diz que "O que tem de ser tem muita força". Esta frase sempre me deu alento nos períodos em que eu senti que tinha de mudar algo na minha vida.
Tal como tu, também eu tive uma infância e adolescência feliz. Daquelas em que tudo acontece em prol de nós mesmos, e que o nosso bem-estar não é negociável à vista de quem nos educa.
Depois começamos a ter pelos púbicos, o nosso aspecto deixa de ser "querido" para se tornar "desejado" e confrontamo-nos com os nossos 1ºs problemas.
Podem não ser tão aliciantes como os presentes de natal, mas são mais educativos e vêm como um molde para aquilo que nos havemos de tornar.
Tu és uma mulher no seu todo neste momento. Nesse aspecto não há volta a dar-lhe. Sê-lo-as até ao teu ultimo dia. A partir daqui as opções são muitas, as más opções mais que muitas e as boas opções não são mais do que umas poucas. Há também a opção de anular as opções que se nos deparam e deixar andar. Essa é a pior opção.
Pelo que te conheço, ser-se tu dá trabalho. Se queres ser tu tens que te preparar para ser alguém com um bom endurance, grande capacidade de encaixe e alguidares de coragem. Com essa forma não duvido que passarás a ser bem mais regular e os teus melhores momentos de hoje serão os teus únicos momentos de amanhã.
Queres pisar os teus limites?
Essa é a ambição mais nobre que um ser humano pode ter. Muito rara também em Portugal. O português dá-se muito bem com o "razoável" e a maior parte do povo é apenas razoável durante a vida toda. Pisar os nossos próprios limites é uma experiência vertiginosa. É como andar na montanha russa. Para uns é muito bom mas não se atrevem a repetir a dose; Para outros chega-lhes andar uma vez para não quererem outra coisa.
Para testares a tua inteligência é preciso que encontres um poiso onde a tua inteligência se sinta à vontade. E a inteligência só se manifesta onde haja um confronto de ideias. E asseguro-te que, sabendo o que sei de ti, há um vasto espaço (para além daquele que tu já conheces) onde a tua inteligência se ia dar muito bem.
Tudo isto para te dizer que está tudo nas tuas mãos. Sentes uma enorme ansiedade para que algo de novo aconteça na tua vida.
Obra-prima já tens. Está tudo a postos para o tiro de partida. Basta o teu impulso inicial. A vida que tu queres não vai a lado nenhum nem tem hora de recolha. Ela recebe-te a qualquer altura.

Henrique

Sem comentários: