sábado, 6 de janeiro de 2007

Voos da CIA

AÇORIANOS ASSEGURAM TER VISTO PESSOAS ACORRENTADAS NA BASE DAS LAJES

Numa visita de dois dias à Ilha Terceira, a convite da União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo, Ana Gomes declarou ter ouvido relatos de várias pessoas que confirmam a passagem de prisioneiros em condições de legalidade no mínimo duvidosa, na base das Lajes: "Houve contactos com outras pessoas da ilha que confirmaram relatos sobre coisas estranhas que se passaram na base, nomeadamente a transferência de pessoas agrilhoadas, que confirmam os elementos que possuímos", afirmou a eurodeputada. Estes relatos parecem confirmar a passagem de voos ilegais da CIA pelos Açores, com presumíveis terroristas que seriam transportados para centros de detenção secretos na Europa ou para o campo de tortura de Guantanamo.
A ausência de fiscalização e de controlo sobre os voos que fazem escala na base dos Açores foi mais uma vez denunciada por Ana Gomes, sublinhando que se permite "tudo, no que toca à transferência de prisioneiros sonegados a um processo judicial". E acrescentou: "Se isto é possível nas nossas barbas, para o trânsito de prisioneiros, se calhar também é possível para a criminalidade vulgar, como o tráfico de droga ou crianças, com recurso a um qualquer avião fretado".
Em Dezembro, a eurodeputada Ana Gomes revelou em Bruxelas uma nova lista de 94 voos da CIA (de e para Guantanamo) que terão atravessado o espaço aéreo português ou aterrado mesmo nos Açores. Estes dados contrariam as informações prestadas em Junho por Luís Amado ao parlamento europeu. Em Outubro, numa reunião conjunta da Comissão de Assuntos Constitucionais e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado (Ministro dos Negócios Estrangeiros) declarou: "se me provar que o Governo foi cúmplice com alguma ilegalidade cometida no território português, demito-me no dia seguinte".

Sem comentários: